Informações que devem ser definidas e/ou levantadas junto com o cliente:
a) Programas de Necessidades, especificando:
• Objetivos do cliente e finalidade da obra;
• Prazos e recursos disponíveis para o projeto e a execução
• Características funcionais da obra, em especial:
1. Atividades que irá abrigar;
2. Compartimentação e dimensionamentos preliminares;
3. Escala de proximidades espaciais;
4. População fixa e variável (por compartimento);
5. Fluxos (de pessoas, veículos, materiais);
• Mobiliário, Instalações e equipamentos básicos (por compartimento);
b) Padrões de construção e acabamento;
1. Recursos técnicos disponíveis para a execução; materiais; mão-de-obra;
sistemas construtivos;
2. Modalidade de contratação de execução e porte do
construtor/montador/fabricante.
c) Informações sobre o terreno e seu entorno, em especial:
1. Estruturas;
2. Levantamento topográfico planialtimétrico detalhado, em escala adequada, indicando os limites do terreno (dimensões lineares e angulares), as construções vizinhas e internas ao terreno, o arruamento e as calçadas limítrofes, os acidentes naturais (rochas, cursos d’água, etc.), a vegetação existente (locação e especificação de arvores e massas arbustivas) e o Norte verdadeiro;
3. Levantamento arquitetônico detalhado, em escala adequada de construções porventura existentes no interior do terreno.
4. Sondagem geológica a dados sobre drenagem, visando subsidiar a concepção estrutural e o projeto de fundações da obra.
• Programa de necessidades:
• Revisão e eventual complementação.
• Informações sobre o terreno e seu entorno, em especial:
1. Documentos cadastrais (projetos de alinhamento e loteamento, levantamentos aerofotogramétricos e outros):
2. Fotos do terreno e seu entorno:
3. Dados geo-climáticos e ambientais locais, em especial, temperaturas, pluviosidades, insolação, regime de ventos e marés (para terrenos a beira-mar) e nível de poluição (sonora, do ar, do solo e das águas):
4. Dados urbanísticos do entorno do terreno, em especial, uso e ocupação do solo, padrões arquitetônicos e urbanísticos infra-estrutura disponível, tendências de desenvolvimento e planos governamentais para a área e,
condições de tráfego e estacionamento.
• Legislação arquitetônica e urbanística (municipal, estadual e federal), pertinente, em especial:
1. Restrições de uso;
2. Taxa de ocupação e coeficientes de aproveitamento;
3. Gabaritos;
4. Alinhamentos, recuos e afastamentos;
5. Nº de vagas de garagem;
6. Exigências relativas a tipos específicos de edificação e
7. Outras exigências arquitetônicas das Prefeituras Municipais, Corpo de Bombeiros, Concessionários de Serviços Públicos, Ministérios da Marinha, Aeronáutica, Trabalho e Saúde e Órgãos de Proteção ao Meio
Ambiente e Patrimônio Histórico, entre outros.
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