sexta-feira, 5 de março de 2010

Afinal, o que é Projeto?


A palavra projeto significa, genericamente, intento, desígnio empreendimento e em sua acepção Técnica, um conjunto de ações, caracterizadas e qualificadas necessárias à concretização de um objeto. Embora este sentido se aplique a diversos campos de atividade, em cada um deles o projeto se materializa de forma específica.
O objetivo principal de Projeto de Arquitetura da Edificação é a execução da Obra idealizada pelo arquiteto. Essa obra deve se adequar aos contextos natural e cultural em que se insere e responder as necessidades do cliente e futuros usuários do edifício.
Definições:
a) Obra: espaço / objeto a ser construído. Fabricado ou montado.
b) Projeto: conjunto de desenhos e documentos técnicos necessários á construção, fabricação ou montagem da obra; 1ª etapa de realização da mesma.
c) Execução: conjunto de ações técnicas, baseadas no projeto, necessárias à construção ou montagem da obra; 2ª etapa de realização da mesma.
d) Arquiteto: técnico contratado, responsável pelo projeto e/ou execução da obra.
e)Cliente: pessoa física ou jurídica contratante dos serviços do arquiteto.
f) Usuário: cada um daqueles que utilizarão a obra projetada e/ou executada pelo arquiteto. Em alguns casos, clientes e usuários coincidem.
g) Programas de necessidades: Documentos que exprimem as exigências do cliente e as necessidades do cliente e as necessidades dos futuros usuários da obra. Em geral, descreve sua função, atividades que irá abrigar, dimensionamento e padrões de qualidade assim como especifica prazos e recursos disponíveis para a execução. A elaboração desse programa deve, necessariamente, preceder o início do projeto, podendo, entretanto, ser complementado ao longo de seu desenvolvimento.
Fases de Projeto
O projeto de Arquitetura da edificação compreende as fases de Estudo Preliminares, Anteprojeto e/ou Projeto de Aprovação, Projeto de Execução e Assistência à Execução da Obra que se caracterizam como blocos sucessivos de coleta de informações, desenvolvimento de estudos/serviços técnicos e emissão de produtos finais objetivando cada um deles:
a) avaliar a compatibilidade do projeto com o programa de necessidades, em especial no que se refere a:
* Funcionalidade;
* Dimensionamento e padrões de qualidade;
* Custos e prazos de execução de obras;
b)providenciar, em tempo hábil, as reformulações necessárias à concretização dos objetivos estabelecidos no programa de necessidades, evitando-se posteriores modificações que venham a onerar o custo do projeto e/ou da execução da obra;
c) constituir o conjunto de informações necessárias ao desenvolvimento da fase subseqüente.
O Estudo Preliminar constitui a configuração inicial da solução arquitetônica proposta a obra (partido), considerado as principais exigências contidas no programa de necessidades. Deve receber a aprovação preliminar do cliente.
O Anteprojeto constitui a configuração final da solução arquitetônica proposta para a obra, considerando todas as exigências contidas no programa de necessidades e o Estudo Preliminar aprovado pelo cliente. Deve receber a aprovação final do cliente.
O Projeto de Aprovação é ama sub-fase ao Anteprojeto, desenvolvida, conforme o caso anterior, concomitante ou posteriormente a ele. Constitui a configuração técnico-jurídica da solução arquitetônica proposta para a obra considerando as exigências contidas no programa de necessidades, o Estudo Preliminar ou Anteprojeto aprovado pelo cliente e as normas técnicas de apresentação e representação gráfica emanadas dos órgãos públicos (em especial, Prefeitura Municipal, concessionárias de serviços públicos e Corpo de Bombeiros). Nos casos especiais em que não haja necessidade de aprovação do projeto pelos poderes públicos, esta sub-fase deixa de existir.
O Projeto de Execução é o conjunto de documentos técnicos (memórias, desenhos e especificações) necessários à licitação e/ou execução (construção, montagem, fabricação) da obra. Constitui a configuração detalhada do Anteprojeto aprovado pelo cliente.
pelo cliente.
A Assistência à Execução da Obra é a fase complementar de projeto que se desenvolve concomitantemente à execução da obra.
Fonte: IAB.

0 comentários:

Postar um comentário